Quentin Tarantino é um dos grandes mestres do cinema. Com uma carreira renomada, tem uma coleção de filmes clássicos conhecidos mundialmente. Você é apreciador do trabalho dele ou quer conhecer mais sobre? Então continue aqui que vamos fazer uma linha do tempo profissional deste grande diretor e ator!
Vida Pessoal
Quentin Jerome Tarantino nasceu em 27 de março de 1963 no Tennessee, na cidade de Knoxville. É filho do ator e músico italiano, Tony Tarantino, e da professora descendente de irlandeses e índios Cherokees, Connie McHugh, que acabou se tornando posteriormente dona de uma videolocadora em Los Angeles.
Quentin ganhou esse nome por inspiração no personagem da série de televisão “Gunsmoke”, criado por Burt Reynolds.
Iniciou seus estudos na região de San Gabriel Valley, em Los Angeles, em 1968. Em 1971 sua família mudou-se para El Segundo, ao sul de Los Angeles, onde passou a frequentar a Hawthorne Christian School. Depois ficou na Nathaniel Narbonne High School, em Harbor City, também em Los Angeles, até os 16 anos, quando iniciou os estudos em atuação na James Best Theatre Company, dando início a sua carreira.

Carreira
Sua entrada ao mundo cinematográfico aconteceu logo após terminar os estudos, e ingressar na ‘James Best Theatre Company’, onde começou a estudar técnicas interpretativas. Logo, escreveu seu primeiro roteiro aos 22 anos, chamado “Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit”, algo como Capitão Flocos de Pêssego e o Bandido de Anchovas. Junto de seu amigo Roger Avary, em 1984, formou um clube de vídeo, na “Video Archives”, em Manhattan, onde trabalhava como balconista, com o objetivo de debater sobre um filme após assisti-lo.
Deu continuação a seus estudos interpretativos na Allen Garfield’s Actor’s Shelter, em Beverly Hills, mas passou a se dedicar principalmente a escrever roteiros. Logo, seus primeiros roteiros vendidos: “Amor à Queima-Roupa” e “Assassinos por Natureza” lhe tornaram conhecidos, o que fez com que o produtor Lawrence Bender, em uma festa de Hollywood, o incentivasse a escrever um novo roteiro, nascendo então “Cães de Aluguel” em 1992, definindo sua estética inovadora e violenta.
O script foi lido pelo diretor Monte Hell-man, que ajudou a levantar fundos junto à Live Entertainment, e ainda garantir o lugar de Tarantino na direção do filme. O ator Harvey Keitel ouviu falar do roteiro através de sua esposa, que foi colega de Lawrence Bender, leu e também contribuiu com investimentos, assumindo o papel de produtor executivo e personagem do filme.

Após o sucesso do filme, Tarantino foi muito requisitado por Hollywood para dirigir diversos projetos, como Velocidade Máxima e MIB: Homens de Preto, mas recusou todas as propostas para se recolher em Amsterdã e focar em seu projeto pessoal: o roteiro de um dos maiores filmes de sua carreira “Pulp Fiction: Tempo de Violência”. Lançado em 1994, foi dirigido por ele mesmo e se tornou sucesso de público, arrecadando mais de duzentos milhões de dólares e conquistando os prêmios Palma de Ouro no Festival de Cannes e o Oscar de Melhor Roteiro Original, com ótimas críticas a obra revolucionou a indústria de filmes independentes. Pulp Fiction conta com muitas cenas de ação, referências pop e ainda marca à volta de John Travolta às telonas.

Depois de Pulp Fiction, Tarantino dirigiu o quarto episódio da série “Grande Hotel”, um remake de um episódio de Alfred Hitchcock Presents estrelado por Steve McQueen. A série é uma colaboração entre Allison Anders, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e o próprio Tarantino.
Em 1997, dirigiu o filme “Jackie Brown”, uma adaptação do romance “Rum Punch”, de Elmore Leonard.
Em seguida, decidiu produzir Bastardos Inglórios, mas adiou o projeto para escrever e dirigir “Kill Bill” volume I e II em 2003 e 2004, sucesso de críticas com a temática de vingança e a atuação da atriz Uma Thurman, o filme arrecadou mais de trezentos milhões de dólares.

Em 2004 Tarantino voltou ao Festival de Cannes como presidente do júri. Kill Bill não estava concorrendo, mas foi exibido na noite de encerramento, na sua versão original, com mais de três horas de duração.
Em 2005 Tarantino anunciou um novo projeto chamado Grindhouse em parceria com Robert Rodriguez. Ainda no mesmo ano, foi anunciado que Tarantino iria dirigir o episódio final da 5ª temporada de CSI, com duas horas de duração, foi ao ar no dia 19 de maio com sucesso de audiência e críticas. E por fim, em julho deste ano, estreia “Sin City – A Cidade do Pecado”, no qual Tarantino foi creditado como “diretor convidado especial” por dirigir a sequência do carro entre Clive Owen e Benicio Del Toro.
Em 2007 escreveu e dirigiu o filme “À Prova de Morte”, estrelado por Kurt Russell e Rosario Dawson, e finalmente em 2009, dirigiu “Bastardos Inglórios”. Este último arrecadou trezentos e vinte milhões de dólares, recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Filme e ganhou o de Melhor Ator Coadjuvante.

Em 2010, ele compra o “New Beverly Cinema”, uma sala de cinema em Los Angeles com uma programação escolhida por ele onde só roda filmes em 35m/m, já que o mesmo diz defende e preserva por adorar o estilo, e ainda declara que enquanto estiver vivo e rico irá mantê-lo.
Em 2012 dirigiu “Django Livre”, um filme de aventura e faroeste, estrelado por Jamie Foxx, Christoph Waltz e Leonardo Dicaprio, foi sucesso de bilheteria sendo o filme de maior bilheteria do diretor. Arrecadou mais de quatrocentos e vinte cinco milhões de dólares nos cinemas em todo o mundo, recebeu críticas positivas e foi indicado para cinco prêmios ao Oscar, incluindo Melhor Filme.
Em 2015 escreveu e dirigiu outro filme de sucesso “Os Oito Odiados”, e seu último filme lançado nos Estados Unidos foi “Era Uma Vez… Em Hollywood”, com estreia prevista para o mês de agosto no Brasil.

Tarantino além de diretor e roteirista, trabalha bastante como produtor e ator, aparecendo em seus próprios filmes. Foi produtor em filmes como “Parceiros do Crime” (1993), “O Albergue” (2005), “Planeta Terror” (2007), “O Albergue: Parte II” (2007), e os mais recentes: Hell Ride, de 2008, escrito e dirigido pela estrela de Kill Bill, Larry Bishop; e Killshot – Tiro Certo, de 2009.
Atuou em filmes com brilhante destaque: “A Balada do Pistoleiro” (1995) e “Um Drink no Inferno” (1996), e ainda apareceu na primeira e na terceira temporada da série de televisão Alias – Codinome Perigo.
Uma curiosidade do astro é que ele tem um grupo de atores que participam com frequência de seus filmes, bem como: Tim Roth (Cães de Aluguel, Pulp Fiction, Grande Hotel, Os Oito Odiados), Harvey Keitel (Cães de Aluguel, Pulp Fiction, Um Drink no Inferno), Uma Thurman (Pulp Fiction, Kill Bill: Vol. 1, Kill Bill: Vol. 2), Michael Madsen (Cães de Aluguel, Kill Bill: Vol. 1, Kill Bill: Vol. 2, Os Oito Odiados), Kurt Russel (À Prova da Morte, Os Oito Odiados), Steve Buscemi (Cães de Aluguel, Pulp Fiction), Bruce Willis (Pulp Fiction, Grande Hotel), Christoph Waltz (Bastardos Inglórios, Django Livre), Brad Pitt (Amor à Queima-Roupa, Bastardos Inglórios, Era Uma Vez… Em Hollywood) e Samuel L. Jackson (Amor à Queima-Roupa, Pulp Fiction, Jackie Brown, Kill Bill Vol. 2, Bastardo Inglórios, Django Livre, Os Oito Odiados).
Quentin alcançou a fama rapidamente devido seu estilo único e inovador que é notado em todas as suas obras, principalmente destacando os roteiros ousados e não lineares, diálogos excêntricos, traços de violência, muito sangue e humor, e muita influência do cinema inglês, filmes de faroeste, de artes marciais e a estética francesa dos anos 60.
Vida Amorosa
Teve romance com diversas mulheres, como a atriz vencedora do Oscar, Mira Sorvino, as diretoras Allison Anders e Sofia Coppola, a atriz francesa Julie Dreyfus, e a atriz Kathy Griffin, e ainda a comediante Margaret Cho. Apesar de surgirem rumores de envolvimento com Uma Thurman, que participa de vários de seus filmes e ele se refere como sua “musa”, nunca houve qualquer tipo de confirmação por parte dele. Atualmente, Tarantino está em seu primeiro casamento, há seis meses, com a cantora israelense Daniella Pick que tem o acompanhado em sua jornada profissional.

Tarantino é um dos grandes e favoritos diretores de Hollywood e têm movimentado os comércios mundiais por seus fãs e admiradores, então é claro que nós que somos tão antenados não íamos ficar de fora, né? Para homenagear o célebre artista, criamos uma coleção de camisetas clássicas que fazem referência a Quentin Tarantino. Confira já as camisetas exclusivas da loja online Zetaz Camisetas.
-
Camiseta Quentin Tarantino – Preta -
Camiseta Quentin Tarantino Paródia – Cinza -
Camiseta Vincent Vegas – Pulp Fiction – Branca -
Camiseta Jules Winnfield – Pulp Fiction – Preta -
Camiseta do filme Pulp Fiction – Banana Slugs – Cinza -
Camiseta Pulp Fiction – Bad Mother Fucker – Branca -
Camiseta Pulp Fiction – Preta
Era uma vez… Em Hollywood
Novo filme de Quentin Tarantino estreia no próximo dia 15 de agosto, quinta-feira, nos cinemas brasileiros e promete ser um sucesso de bilheteria no país, se baseando nos 40 milhões de dólares faturados nos Estados Unidos.
A história do filme se passa no ano de 1969, fazendo jus ao estilo do diretor, na cidade de Los Angeles. Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), é um ator de Hollywood decidido a fazer sucesso na cidade junto de seu dublê (Brad Pitt). A ação se mistura com o drama já que DiCaprio e Brad Pitt, dividem o mesmo papel, esse interpretando um astro em decadência em um mundo em transformação e aquele seu dublê com um passado nebuloso.
O filme tem agradado ao público que já assistiu, apesar de ser diferente da temática ser diferente de todas as outras de Quentin, isso porque não tem excesso de violência e, principalmente, por conter carga emocional e pessoalidade. Conta com músicas clássicas da década de 1960, mostrando à paixão de Tarantino pela época. Conta com protagonistas como Leonardo DiCaprio e Brad Pitt, como dar errado?