A Capitã Marvel surgiu nos quadrinhos pela primeira vez em 1968, cujo nome verdadeiro é Carol Danvers. Ela ganhou o novo nome apenas em 2012, antes disso já tinha passado por outros codinomes como Ms. Marvel e Binária.
A Super Herói é ícone feminista dos quadrinhos visto que ela luta pela igualdade de gênero. Sua história teve muitos baixos antes dos altos, passando desde estupro, até perda de memória.
Além disso, ela já trabalhou com os Vingadores e os X-Men também antes de se tornar Capitã. Recentemente Capitã Marvel virou filme nos telões que foi um sucesso de bilheteria, para saber mais, continue lendo.

Capitã Marvel (Foto: Disney / divulgação)
HISTÓRIA
A história da Capitã destemida começa ao lado do Capitão Mar-Vell: um alienígena da raça Kree infiltrado na Terra, como esposa do mesmo, mas na época ocupava o cargo de líder do departamento de segurança das forças aéreas. Antes disso, ela também já havia sido pilota de combate e agente da CIA. Vemos aqui que ela sempre se destacou em tarefas que geralmente são ocupadas por homens.
O par romântico do Mar-Vell tornou-se poderosa após ele salvá-la de uma batalha contra um inimigo que a deixa gravemente ferida, onde houve uma explosão de um dispositivo extraterrestre que fez com que o DNA dos dois se fundissem, fazendo com que Danvers se tornasse uma híbrida kree-humana, e adquirisse uma série de poderes.
Após desenvolver poderes de força, voo, projeção de energia, resistência e velocidade, ela ressurge em 1977, como Ms. Marvel.
Na época a Marvel buscava uma personagem feminina como forma de apoio aos movimentos feministas que estavam acontecendo nos Estados Unidos.
Depois desse período, Carol se juntou aos vingadores em 1980, mas foi sequestrada e estuprada, história um tanto quanto esquisita: na edição nº 200 de Vingadores, a heroína engravida inexplicavelmente e dá a luz em apenas 3 dias, além disso, o menino chega rapidamente à idade adulta e se identifica como Marcus. Porém a verdadeira história é que seu próprio filho Marcus, com uma máquina, a hipnotizou a se apaixonar por ele, atraindo-a ao Limbo, universo paralelo onde ele se encontrara, e a engravidou com sua essência para conseguir sair de lá. Para isso, fez uma lavagem cerebral na mesma e a enviou de volta à Terra, onde ela deu à luz sem se lembrar de nada.
Ainda depois disso, Danvers descobre a verdade e volta com Marcus, agora seu amante, ao Limbo após ele ter uma crise de consciência com o estrago que causou no espaço-tempo, e fica lá por um tempo, retornando só depois dele morrer (o que não demorou muito, já que essa história não agradou aos fãs).
Quando ela decide voltar à Terra, ela se encontra com a mutante Vampira (que ainda não fazia parte dos X-Men), e tem seus poderes roubados, quase morrendo no processo de absolvição, além de também ter sua memória apagada.
O ataque fazia parte do plano de Mística, líder da Irmandade dos Mutantes, que tinha o objetivo de fazer Vampira usar os poderes da Ms. Marvel para libertar outros membros do grupo da prisão. Então, o professor Xavier dos X-Men a encontra e a ajuda a lembrar do que aconteceu, fazendo Carol Danvers se juntar aos X-Men como especialista em inteligência e pilota de aeronave dos Mutantes.
Danvers é sequestrada de novo por uma raça alienígena, chamada de Ninhada que durante um experimento, sem querer desencadeia o potencial do DNA humano e Kree dela, gerando um novo superpoder: de gerar tanta energia quanto uma estrela, então ela passa a usar o codinome de Binária e participa de várias missões ao lado dos X-Men e outros.
Nos anos 90, perde seus poderes de Binária numa batalha no espaço, mas readquire os de Ms. Marvel e une-se novamente aos Vingadores, perdoando-os pelo episódio com Marcus que sempre souberam do que aconteceu mas achavam normal, com o codinome de WarBird (pássaro de guerra).
Apesar disso, tem lapsos de memória do que aconteceu e fica traumatizada ao trabalhar ao lado deles, então recorre às bebidas, torna-se alcoólatra e é expulsa dos Vingadores.
É nos anos 2000 que a heroína se torna popular e amada pela sociedade quando na saga Dinastia M, a Feiticeira Escarlate cria uma realidade paralela onde seres com superpoderes se tornam a classe social dominante, invertendo o papel com os humanos. O grupo Vingadores revertem essa bagunça e então Danvers decide atuar sozinha como Ms. Marvel. E é só em 2012 que ela recebe seu título de “Capitã Marvel” (Captain Marvel), que a pedido do Capitão América aceita assumir tal identidade.
Daí em diante, ela participa de várias missões, como quando viaja no tempo para a época da Segunda Guerra Mundial e se une a um esquadrão de pilotas de combate formada exclusivamente por mulheres, a A-Force.
A Capitã Marvel é conhecida como uma das personagens mais poderosas dos quadrinhos e ganhou um filme solo neste ano de 2019.
FILME
O filme conta uma história diferente dos quadrinhos, e inicia com o não conhecimento da heroína sobre sua própria identidade, o que torna o filme interessante e atraente logo de início.

Brie Larson como Capitã Marvel (Foto: Disney/Divulgação)
“Carol Danvers (Brie Larson) é uma ex-agente da Força Aérea norte-americana, que, sem se lembrar de sua vida na Terra, é recrutada pelos Kree para fazer parte de seu exército de elite. Inimiga declarada dos Skrull, ela acaba voltando ao seu planeta de origem para impedir uma invasão dos metaformos, e assim vai acabar descobrindo a verdade sobre si, com a ajuda do agente Nick Fury (Samuel L. Jackson) e da gata Goose”, diz a sinopse fornecida ao site Adoro Cinema.
Capitã Marvel é o primeiro filme da Marvel onde a protagonista é uma mulher, e é muito bem aclamado pela crítica já que a heroína é independente e não precisa de apoio masculino para ficar conhecida. A representativa se faz presente em todo momento do longa metragem.
FAMA
Capitã Marvel se torna o filme mais lucrativo de super heroína da história. Seus maiores mercados foram a China ($89,3 milhões), Coreia do Sul ($24,1 milhões), o Reino Unido ($16,8 milhões), o Brasil ($13,4 milhões, a segunda maior abertura da história do país) e México ($12,8 milhões, a maior abertura da história). Captain Marvel acumulou a terceira maior venda de ingressos de todos os filmes da Marvel, ficando atrás apenas dos Vingadores: Guerra Infinita e Pantera Negra, superando Mulher-Maravilha e Aquaman.
Devido ao sucesso de bilheteria do filme, a personagem passou a ganhar produtos personalizados como camisetas, canecas entre outros. E é claro que na Zetaz não íamos ficar de fora, né? Por conta disso, criamos uma coleção de super heróis em nosso site que você acessa clicando aqui, e lá poderá encontrar camisetas exclusivas da heroína. Confira alguns modelos abaixo.