O universo dos games cresce cada dia mais no Brasil e no mundo. Dia a dia o número de pessoas conectadas nos videogames têm aumentado, principalmente no Xbox One e PlayStation 4.
Há também quem goste dos clássicos antigos dos anos 70 e 80, tanto é que a moda dos videogames está em alta desde a década de 1980, visto que os jovens tinham a cultura de se reunir nos fliperamas, também conhecidos como salões de jogos para fazer competições de quem marcava mais pontos, como mostra em Stranger Things, aproveite para conferir nossa matéria sobre a série clicando aqui. Além disso, muitos filmes e séries americanas mostram arcades (fliperamas): “Curtindo a Vida Adoidado”, “Quero Ser Grande”, “De Volta Para o Futuro II”, “Exterminador do Futuro 2”, “Tron: o Legado”, “O Último Guerreiro das Estrelas”, “Os Heróis não têm idade”, “Robocop 2”, “Gremlins”, “Duro de Matar 4”, “Em Busca do Pé-Grande”, “Os Goonies”, “No Mundo de 2020”, “Gamer”, “Fanboys”, “Garota Infernal”, “Adolescência Americana”, “Deixe-me Entrar”, “Se Beber, Não Case – Parte II”, “Os Vingadores”, “X-Men: Primeira Classe”, “Brinquedo Assassino 3”, “Donnie Darko”, etc e até filmes brasileiros: “O Sonho Não Acabou” e “Os Imorais”.

Os jogos inicialmente tinham o processador de 8 bits e mais tarde, na década de 1980, surgiram os consoles caseiros, ou seja, videogames que conectados à TV de casa, permitiam jogar sem precisar ir na máquina de jogos. Uma marca muito famosa da época era a Nintendo.
Foi nos anos 2000 que esse universo se expandiu de vez quando chegaram os jogos onlines nos computadores, mas devido a internet precária discada do Brasil, era difícil conseguir se conectar e muitas pessoas preferiam comprar os CDs de jogos offline e até disquetes, veja:
Quando a internet de qualidade ganhou vez no Brasil com a chegada da internet banda larga, melhorou em níveis incontáveis a execução dos jogos online para o público Gamer, e foi nessa mesma época que esse termo surgiu.
- Pc Gamer: Se trata do gamer que gosta de jogar pelo computador.
- Video Gamer: Um tipo de gamer que gosta de jogar videogames.
- Table Gamer: Um tipo de gamer que gosta de jogos de mesa. O termo é geralmente usado para gamers que jogam jogos de miniaturas mas também pode referir-se a jogos de tabuleiro, jogos de cartas ou role playing game
- Hardcore Gamer: Uma pessoa que passa a maior parte do seu tempo de lazer jogando, e como consequência do grande tempo passado jogando, muitas vezes no nível difícil ou mais difícil, esses tipos de gamers ficam muito proficientes em jogar os jogos. Há muitos subtipos de Hardcore gamers baseados no estilo do jogo, preferência de jogabilidade, plataforma de hardware, e por aí vai.
- Retrogamer: Um gamer quem gosta de jogar ou reunir jogos vídeo de determinada safra de eras mais antigas. Os Retrogamers são em parte responsáveis pela popularidade da emulação de videogame. Alguns reúnem velhos jogos de videogame e protótipos, ou estão no negócio de polir novamente velhos jogos, em particular cabine de arcades. Alguns até fazem suas próprias cabines de arcade (ver MAME).
- Import Gamer: Um gamer que gosta de jogar ou colecionar jogos vídeo produzidos internacionalmente. As importações mais comuns são do Japão, embora alguns gamers europeus e japoneses comprem jogos da América Norte. Dependendo da plataforma de jogo envolvida, esses gamers podem usar dispositivos como modchips, discos de boot, e/ou Gamesharks para passar por cima da proteção de locaute regional no software, embora alguns prefiram comprar consoles importados. Um número desses gamers importam jogos de gêneros que geralmente não são lançados fora do Japão, como simulador de romance ou baseados em anime/mangá.
- Cyber Atleta: Um gamer profissional (muitas vezes abreviado de “pro gamer” ou somente “pro”) que joga jogos por dinheiro. Se um cyber atleta é um subtipo de hardcore gamer basicamente depende do grau ao qual um cyber atleta depende financeiramente do rendimento obtido no ato de jogar. Por enquanto, como um cyber atleta depende financeiramente do ato de jogar, o tempo que passou jogando não é mais o tempo de “lazer”.
- Gamer Regular: O gamer regular é um gamer “normal”, aquela da conotação média, intermediário. Para cair na categorização de gamer, o gamer regular é a pessoa quem têm mais que um interesse passivo em jogos de videogame, e passa aproximadamente 11 horas por semana jogando. O gamer regular é composto por muitos outros sub-gêneros de gamers, e por isso têm o interesse no que é mostrado na média (FPS, esportes, rpg, jogos de ação, etc.)
- Gamer Hacker: O Gamer Hacker é um jogador que burla as regras dos jogos online,utilizando-se de softwares de terceiros para alterar certas características do jogo, tais como passar de fase mais rápido, cash instantâneo, vida ou mana infinitas, entre diversas outras. O Hacker é considerado o pior tipo de gamer, o qual é sempre insultado por não seguir as regras, sendo banido de alguns jogos online
- Gamer de Sexualidade Específica: É o tipo de jogador que se identifica com um gênero específico na escolha do avatar, por exemplo, existem homens que preferem usar avatar feminino no player e mulheres que preferem avatares masculinos.
- Gamer Generalista: Um jogador que gosta de jogar todos ou a maioria dos gêneros de jogos de videogame com no mínimo um nível de habilidade básica em cada área e não sendo necessariamente um especialista (Expert).
- RCB Gamer: Um jogador que é uma mistura de Hardcore Gamer, Retro Gamer e Gamer Regular e que acaba sendo aceito como Gamer em grupos especializados.
- Pseudo-Gamer Renascentista: O tipo de pseudo-gamer que gosta de ler spoilers sobre jogos e assistir vídeos do YouTube para aprender sobre jogos sem a necessidade de jogar, pois sabe que a melhor forma de adquirir conhecimento sobre múltiplos jogos diferentes sem exaustão mental é assistindo os outros jogarem.
- Pseudo-Gamer Empático: O tipo de de pseudo-gamer que gosta de assistir vídeos do YouTube ao invés de jogar, mas ocasionalmente joga os jogos para saber melhor qual é aquela sensação de realmente jogar. Inclusive existe um site na internet exclusivo para esse tipo de prazer: Twitch, streaming que transmite jogos de videogames ao vivo e on-demand.
- Pseudo-Gamer Erudito: O tipo de pseudo-gamer que gosta de ler spoilers mesmo quando não precisa, afinal quer saber sobre os jogos só para demonstrar o conhecimento para os outros amigos gamers.
Todo Gamer pode ser considerado geek, isso porque ele tem paixão por duas coisas do universo geek: jogos e tecnologia. “[…] Consoles atuais ou antigos por nostalgia, computadores top de linha para rodar os jogos mais pesados em alta resolução com FPS alto. Vive comprando os jogos lançamento, sabe de tudo que está rolando a sua volta. […] O termo Gamer, antigamente era usado para definir as pessoas que jogavam Role-Playing Games (RPG), mas com o avanço da tecnologia e a facilidade que se tem hoje, Gamers são as pessoas que jogam Videogames e jogos de Computadores. Ser Gamer é muito mais complexo do que simplesmente ter meia dúzia de jogos, o Gamer muitas vezes prefere ficar jogando vídeo game a sair com amigos, prefere virar a noite jogando um bom jogo a dormir para no dia seguinte sair e fazer coisas do dia a dia, passam horas jogando como modo de diversão. Gamers jogam porque gostam de jogar e não porque viciam. Para ser um gamer é simples, não precisa ter jogos com super gráficos, muito pelo contrário, um gamer joga basicamente qualquer jogo. O que faz uma pessoa ser gamer é a paixão pelos jogos acima de tudo” – Revista Urbanova.
Logo, conclui-se que os games fazem parte da rotina dos brasileiros, sejam crianças, jovens ou adultos. E todo ano surgem novos jogos e atualizações dos já existentes. De acordo com uma pesquisa realizada por nós aqui da Zetaz, os jogos mais procurados neste ano de 2019 são:
-Resident Evil
-Call of Duty
-Super Mario Bros
-Kingdom Hearts
-Jump Force
-Red Dead Redemption
-Super Smash Bros
-Sekiro
Devido a isso, não podíamos deixar de produzir camisetas de games e camisetas para gamers para homenagear esse universo muito querido por nós! Confira já abaixo alguns modelos exclusivos e acesse o site para conferir muito mais.
-
Camiseta Raccoon City – Preta -
Camiseta Luigi – Cinza -
Camiseta Resident Evil – Claire – Branca -
Camiseta Não Sou Um Robot – Preta -
Camiseta Space Invaders – Cinza -
Camiseta Call of Duty – Modern Warfare – Branca -
Camiseta Gamer – Preta -
Camiseta Geek Arcade Game – Cinza -
Camiseta Geek Joystick – Branca -
Camiseta Call of Duty – Preta -
Camiseta Geek Gamer – Cinza -
Camiseta Gamer – Branca
Para saber as características dos melhores consoles de 2019, acesse aqui, na lista consta:
1º – Xbox One X
2º – Playstation 4 Pro
3º – Nintendo Switch
4º – Xbox One S
5º – Playstation 4 Slim
6º – New Nintendo 3DS XL.
Curiosidades:
-Para pesquisadores, os viciados em jogos desenvolvem maior e mais rápido raciocínio lógico, mas ainda assim recomendam que não fiquem 24h em frente a tela do computador, televisão, celular ou tablet pois não faz bem à saúde física e mental;
-Os games movimentaram cerca de US$ 1,5 bilhão de dólares no Brasil em 2018. Estamos em 13º lugar no ranking global com 75,7 milhões de jogadores de acordo com dados da Newzoo;
-Há uma competição de jogos eletrônicos entre profissionais, chamada E-Sports, na qual os gêneros de jogos mais comuns são os de RTS, luta, FPS, e MOBA;
-Mulheres são a maioria entre os gamers no Brasil. 53% dos Gamers no Brasil se identificam como feminino, e 47% se identificam como masculino, de acordo com dados da Pesquisa Game Brasil de 2019.